Como a Inteligência Artificial pode ajudar empresas a serem mais eficientes?

Os últimos anos foram marcados pelo destaque do uso na análise de dados e Inteligência Artificial nas empresas. Ferramentas como essas estão auxiliando profissionais a evitarem fraudes, terem aplicações mais eficientes e criarem uma infraestrutura de TI cada vez mais confiável. Além de apoiar processos comerciais e proporcionar a otimização de atividades do dia a dia.

No que diz respeito à segurança, 13% das empresas usam a Inteligência Artificial para detectar e impedir casos de fraudes e 25% estão planejando investir na tecnologia até 2021. Isso é o que revela um estudo global desenvolvido pela Associação dos Investigadores de Fraude Certificados (ACFE), em parceria com o SAS.

As empresas também esperam que seus colaboradores sejam éticos no uso da ferramenta. Por isso, 69% investem em treinamentos com esse objetivo

O levantamento que mostra esse dado, ouviu 305 executivos de empresas na Europa, América e região da Ásia-Pacífico, e também revela que há um esforço considerável por parte das empresas em garantir que a Inteligência Artificial seja usada com responsabilidade. 

Veja alguns casos de uso de IA no ambiente corporativo, a seguir:

Soluções de escritório

Com o auxílio de tecnologias de aprendizado de máquina, softwares conseguem compreender automaticamente quais são os recursos preferidos pelo usuário. Por meio de padrões de uso, o programa pode filtrar e destacar automaticamente as funcionalidades mais utilizadas. Assim, a experiência de uso torna-se mais ágil e inteligente.

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Os algoritmos de Processamento de Linguagem Natural tornam o dia a dia de vários setores mais prático. Com a digitalização de documentos, o negócio poderá encontrar conteúdos rapidamente, mesmo que eles estejam em ambientes físicos. Assim, as chances de perder um contrato ou uma informação estratégica cairão drasticamente.

Segurança

Ampliar os mecanismos de segurança é uma necessidade de todos os negócios. Seja nos processos de vendas ou na gestão da infraestrutura de TI, é importante possuir mecanismos para evitar fraudes e ataques digitais. E, com a Inteligência Artificial, evitar problemas nessa área passou a ser algo simples e prático.

Algoritmos antifraude ou de segurança digital com elementos de IA incorporados à sua infraestrutura podem avaliar o comportamento do usuário e identificar ameaças que ainda não tenham sido documentadas. Já soluções de vendas podem cruzar múltiplos dados para identificar possíveis fraudes. Dessa forma, todos os processos do negócio tornam-se mais eficazes e confiáveis.

Como a Inteligência Artificial está sendo usada no G Suite

Com objetivo de aumentar a segurança e praticidade para os usuários, o Google tem investido na aplicação da Inteligência Artificial nas ferramentas do G Suite. Os recursos vão desde a identificação comportamentos suspeitos dentro das soluções da empresa, até a correção de erros gramaticais, complementação de frases e sugestão de emails para o envio de mensagens.


Segurança

Os recursos de IA para segurança contam com machine learning para analisar as atividades realizadas em uma conta. Em caso de ações suspeitas ou fora do padrão do usuário, como por exemplo o compartilhamento de documentos com usuários que não estão cadastrados na empresa, a ferramenta vai acionar o usuário no momento da identificação. 

A ideia é que o usuário possa verificar a ação e comunicar ao servidor se foi mesmo o responsável. Além deste aviso, o sistema também encaminhará orientações para ajudar os usuários a aumentar a segurança de seus dados.


Texto

O Gmail conta com recursos de inteligência artificial para envio de respostas semi automáticas, preenchimento de texto e correção de erros gramaticais. O recurso também está sendo aprimorado para uso no Google Docs. Diferente de outras ferramentas de redação, o Docs conta com um sistema de rede neural que detecta problemas nos textos, e fornece sugestões personalizadas a partir do próprio documento.

Outros recursos com IA

Além dessas funcionalidades, o Drive utiliza a Inteligência Artificial do Google para prever e mostrar em tempo real quais são as informações mais importantes para seus usuários ao acessar a plataforma.

Isso é feito por meio do reconhecimento do conteúdo, dos colaboradores e eventos importantes que usam os recursos de Acesso Rápido e Pesquisa Aprimorada. A máquina avalia a interação com esses ambientes e entende quais são os arquivos que precisam da atenção do usuário.

No Google Planilhas, também há recursos de inteligência artificial que permitem obter insights sobre os dados do arquivo, auxiliando a análise das informações para tomada de decisão. Com o recurso “Explorar” basta digitar uma pergunta utilizando a linguagem natural para o Google analisar os dados e fornecer a resposta.    

Outra ferramenta do G Suite que possui recursos com inteligência artificial é o Google Agenda, que sugere os horários disponíveis para marcar reuniões em grupo, sincronizando automaticamente os horários da equipe. Com o recurso é muito mais rápido e simples agendar reuniões, eventos ou treinamentos. 

Alguns recursos de IA, como o gerenciamento por voz dos programas e o uso de um assistente pessoal para utilizar as ferramentas do G Suite, estão em desenvolvimento.

Como preparar sua empresa para a mudança

Independentemente do perfil do seu negócio, preparar-se para utilizar a IA no dia a dia é algo simples, mas que exige planejamento. A empresa deve ter uma visão estratégica, integrando soluções de IA aos processos mais importantes e buscando sempre a melhora do ambiente de trabalho. 

A seguir, listamos alguns passos que podem ser seguidos para o negócio ter a Inteligência Artificial como uma janela de oportunidades para novas vendas:

– Implemente ferramentas de colaboração que usam a Inteligência Artificial;

– Tenha ferramentas que usam a IA para a segurança de dados;

– Aplique a gestão de mudança para os funcionários adaptarem-se rapidamente ao novo ambiente.


5 benefícios que o uso da Inteligência Artificial oferece para as empresas

1. Redução de custos operacionais

A Inteligência Artificial substitui processos manuais e onerosos pela automação e agilidade, reduzindo os custos da operação. 

2. Maior eficiência

A realização de qualquer atividade de forma repetitiva ou em grande volume, como o processamento de dados, é demorado e nem sempre é eficiente. Depois de um determinado período realizando a mesma atividade, as chances de erro aumentam. 

Isso não acontece com a Inteligência Artificial, pois o sistema não está sujeito à fadiga operacional ou problemas de manutenção. Ou seja, a tecnologia é mais eficiente. 

3. Processos mais automatizados

Atividades que precisam de um grau maior de precisão devem ser automatizadas para garantir a qualidade na entrega. A Inteligência Artificial permite que esses e outros processos sejam cada vez mais automatizados e menos manuais. 

4. Garantia de segurança

O reconhecimento facial ou por voz tem avançado nos últimos anos e sido aplicado em diferentes áreas. A Inteligência Artificial consegue fazer o reconhecimento de forma mais eficiente do que um ser humano, ultrapassando obstáculos como óculos escuros, bonés e lenços, entregando resultados mais precisos para a segurança.

5. Atendimento automatizado 

Chatbot é a Inteligência Artificial aplicada ao atendimento. O recurso é capaz de conversar com um cliente, por meio de uma pré-configuração de mensagens, da mesma forma que um ser humano conduziria o atendimento. A empresa deve sempre notificar o cliente de que ele está interagindo com o robô, mas é possível definir estilo de linguagem e comportamento, de forma que a comunicação aconteça de forma mais natural e humanizada.

O robô auxilia o cliente em dúvidas recorrentes e que são mais fáceis de padronizar. Para questões detalhadas, o cliente é conduzido para o contato com um profissional.

Como criar negócios mais inteligentes e conectados às necessidades do mercado

Todo gestor de sucesso sabe do papel da tecnologia para melhorar processos e criar competitividade. Mas, com a Inteligência artificial, essa tendência ganhou uma nova cara: a IA permite que empreendimentos atuem de maneira estratégica, solucionando problemas comuns de forma inovadora e precisa.

Apesar dos desafios que a adoção de novas tecnologias impõe ao empreendimento, a IA deve ser vista como um investimento estratégico. Soluções que possuem funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial podem otimizar com mais eficácia o ambiente corporativo e causar um impacto maior nos índices de vendas. Dessa forma, a empresa pode manter-se eficaz e pronta para lidar com as demandas de clientes e parceiros comerciais.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Inteligência Artificial e outras tecnologias para impulsionar a inovação da sua empresa? Então, acompanhe o Blog da Qi Network e fique por dentro de todas as novidades. 

Se tiver qualquer dúvida sobre as ferramentas e recursos do G Suite com Inteligência Artificial, entre em contato com os nosso especialistas ou deixe um comentário abaixo.

Publicação original em 23 janeiro de 2018.



Jorge Oliveira

Jorge Oliveira

Jorge Oliveira é líder técnico da Qi Network. Graduado em Ciências da Computação e Sistemas Computacionais pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Arquiteturas Cloud e web.