Novidade: Converta seu site antigo para o novo Google Sites

A Google está lançando uma nova ferramenta para migrar os sites que foram criados no Google Sites clássico para o novo Google Sites. A ferramenta já está disponível para os administradores do painel de controle do G Suite e poderá ser utilizada pelos usuários finais a partir do dia 22 de maio.

Agora será ainda mais fácil para que todos possam criar seus Sites, deixando-os repaginados. Os usuários já haviam afirmado que tomava tempo mover seus sites do Sites clássico para novo Sites. E foi por isto que o time de desenvolvedores da Google criou uma ferramenta simples de conversão.

Você pode utilizar a ferramenta e criar automaticamente um rascunho do seu site antigo dentro do novo Google Sites. Este rascunho ficará atualizado como o novo Sites e ainda manterá o conteúdo do clássico. Porém, criando o rascunho não vai afetar ou alterar o site original. É possível editar e revisar o rascunho dentro do novo Google Sites.

Também pode-se optar por utilizar a nova URL ou antiga URL (que vai automaticamente redirecionar as visualizações) assim que ele ficar pronto. Porém, esta ferramenta estará disponível para alguns sites apenas. Para verificar se irá funcionar, o proprietário do site deve abrir o clássico: sites.google.com e procurar por:

  • Um Banner informando “Novo”;
  • Converter para o novo Sites,” ou;
  • Um link na barra de rolagem ao lado esquerdo com:

Configurações > Gerenciar Site > Converter para o novo Sites.

Caso o banner ou o link não esteja disponível, isso quer dizer que seu site ainda não está apto para a conversão com a ferramenta. Isso pode ter vários motivos, mas geralmente é por conta de algumas características que a nova ferramenta ainda não suporta.

A Google está empenhada em deixar essa ferramenta disponível em mais sites. Assim que ficar ativo, o banner ou o link com a descrição vão aparecer. Para saber mais, clique aqui e aqui.

Observação: Caso o novo Google Sites esteja desativado para algum domínio, os usuários não irão receber o banner e nem ter acesso à ferramenta.

O que você achou desta novidade? Deixe seu comentário aqui no blog!


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.