Como a Labtest otimizou a tomada de decisão baseada em dados

Com o objetivo de otimizar a tomada de decisão baseada em dados, a Labtest — maior indústria brasileira de diagnóstico in vitro — decidiu migrar para a nuvem com apoio da Qi Network. A empresa passou a utilizar produtos do Google Cloud Platform e também desenvolveu outras soluções baseadas no Google Workspace. 

Com a mudança para a nuvem, a Labtest otimizou não apenas a tomada de decisão, como diversos outros processos que permitiram transformar sua equipe de TI num setor estratégico.

Leia este case para entender melhor sobre a migração da Labtest, seus principais desafios anteriores à nuvem, soluções adotadas e principais resultados.

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Labtest: uma empresa moderna e reconhecida em todo mundo

A Labtest Diagnóstica S.A. é a maior indústria brasileira in vitro, com um amplo portfólio de reagentes e de equipamentos para diversos perfis de laboratórios e análises clínicas. Considerada uma empresa de vanguarda, a Labtest é referência no mercado de biotecnologia, com reconhecimento nacional e internacional.

Com sede em Lagoa Santa, Minas Gerais, a organização conta com mais de 200 colaboradores e mantém um projeto de expansão contínuo, pautado pelo investimento em inovação e tecnologia, aliado à solidez e à eficiência em sua governança corporativa.

Alinhada a esses valores, a empresa identificou a necessidade de inovar para otimizar a tomada de decisão baseada em dados. Por isso, optou por contar com a parceria da Qi Network para implantar soluções com foco em Inteligência de Dados.

Como era a situação antes da migração para a nuvem

Para desenvolver seus produtos, a Labtest precisa lidar com um grande volume de informações produzidas não só internamente, como também de outros bancos de dados, como o DATASUS, do Ministério da Saúde — que disponibiliza informações para subsidiar análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão e elaboração de programas de ações de saúde.

No entanto, antes de migrar para a nuvem, a Labtest tinha uma grande dificuldade em reunir todos os dados relevantes para o seu negócio, o que, por sua vez, desafiava a disponibilização de informações atualizadas para seus tomadores de decisão. 

Dessa situação, outros desafios relacionados a previsibilidade eram recorrentes, como:

  • Verificar a demanda do mercado para saber quais produtos devem ser produzidos e evitar a produção e descartes desnecessários, assim como perder oportunidade de vender o que está sendo requisitado;
  • Definir qual o estoque necessário para produzir, por exemplo, um reagente para determinado diagnóstico;
  • Centralizar as informações obtidas em diferentes bancos de dados e ter a capacidade de analisá-los com agilidade.

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Área de TI sobrecarregada 

Outro problema era que a área de TI tinha uma atuação de suporte muito intensa. Ou seja, muitas de suas atribuições estavam ligadas ao atendimento de demandas operacionais, e o setor não conseguia ter uma visão mais estratégica do negócio para colaborar nesse sentido. Com isso, a empresa perdia um potencial muito grande de inovar e aproveitar toda a expertise dos profissionais da área.

Atividades analógicas

Algumas atividades executadas internamente pela Labtest ainda eram realizadas de forma analógica, inclusive com uso de papel. Um exemplo era a leitura de temperatura dos equipamentos. O responsável se dirigia até a geladeira industrial e anotava num papel a temperatura que, posteriormente, era repassada para uma planilha.

Um outro exemplo são as rondas que diariamente os porteiros realizam em áreas estratégicas da Labtest com o objetivo de identificar eventuais falhas na operação e garantir o funcionamento adequado da empresa. Antes, ao passar em cada um dos pontos de verificação, o colaborador anotava, num formulário de papel, as informações necessárias. Depois disso, os dados eram repassados para uma planilha mestra, onde gráficos e análises eram realizados.

Quais soluções Google foram adotadas para otimizar a tomada de decisão?

Para fortalecer a tomada de decisão baseada em dados, a Labtest precisava de uma solução para facilitar a centralização das informações, com recursos para disponibilizar — rapidamente e numa linguagem acessível — os principais gráficos e insights gerados.

A Qi Network então orientou a Labtest na migração dos seus dados para o BigQuery, produto do Google Cloud Platform. Essa solução, altamente escalável e econômica, permite o armazenamento de dados em várias nuvens por servidor e é projetada para agilizar a tomada de decisão dos negócios. 

Veja algumas de suas vantagens:

  • Análise de petabytes de dados em alta velocidade e sem sobrecarregar a operação;
  • Compartilhamento de insights de forma confiável e mais segura, numa plataforma adaptada às necessidades do negócio;
  • Recebimento de insights de dados em nuvens com uma solução de análise flexível de várias nuvens.

A adoção dessa solução também foi indicada para resolver os desafios da sobrecarga da área de TI, já que a nuvem dispensa o cliente da necessidade de investimento de tempo e dinheiro em atividades para manutenção e ampliação da infraestrutura. Portanto, os profissionais ganham mais tempo para se dedicar em atividades estratégicas. 

Aliás, com menos tempo dedicado às atividades operacionais, a equipe de TI desenvolveu duas soluções para eliminar o uso do papel, ambas baseadas em ferramentas do Google Workspace.

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Principais resultados obtidos e a otimização da tomada de decisão

Com o uso do BigQuery, a Labtest consegue processar um grande volume de dados rapidamente, e disponibilizá-los atualizados para quem precisar tomar uma decisão. Por ser um serviço na nuvem, é possível acessá-los de qualquer dispositivo móvel com internet e de qualquer lugar. Não há mais a limitação de quando os dados estavam em servidores físicos, por exemplo. Os tomadores de decisão têm acesso a dashboards para visualizar os insights que precisam.

Já as novas soluções desenvolvidas com base no Google Workspace, eliminaram o uso do papel e tornaram os processos mais seguros e ágeis.

Confira os principais resultados obtidos pela Labtest após a migração para o Google Cloud Platform e Google Workspace:

Mais previsibilidade

Hoje a Labtest consegue prever, com certo grau de assertividade, as principais demandas do mercado que estão por vir, para assim planejar a produção de um determinado reagente para estar disponível quando for necessário.

Redução de custos

Com o aumento da previsibilidade, o descarte de produtos por falta de compradores se tornou raro. Dessa forma, os custos têm sido reduzidos.

TI com visão estratégica para os negócios

Se antes a equipe de TI estava sobrecarregada com atividades operacionais, agora ela está mais disponível para responder perguntas do negócio e apresentar novas soluções. 

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Uso de QR code para leitura de temperatura

O papel foi totalmente eliminado e agora o profissional faz a leitura de temperatura com uso de um tablet para ler o QR Code e abrir um formulário para preenchimento da medição. Os dados coletados são atualizados em tempo real e também podem ser visualizados em dashboards.

Esse novo processo resultou também em outros ganhos importantes, como:

  • Aumento da colaboração;
  • Maior controle e segurança dos registros;
  • Rastreabilidade de dados;
  • Otimização do tempo de leitura e controle.

QR Code para leitura e captura de dados da ronda

O QR Code também foi implantado para a ronda dos porteiros. Agora cada ponto possui um QR Code que deve ser lido com uso de um aplicativo móvel para abrir um formulário para preenchimento de dados. Estes são automaticamente atualizados no sistema da Labtest.

O uso do novo recurso permite visualizar gráficos em dashboards com os seguintes dados:

  • Local vistoriado;
  • Porteiro responsável;
  • Data e hora.

Cultura de inovação 

Esse é o principal resultado obtido pela Labtest, e certamente o mais importante. Um dos objetivos da empresa é continuar sua jornada de inovação, até porque inovar é um processo contínuo. 

Parte da motivação em continuar aproveitando os recursos do Google Cloud Platform e do Google Workspace, provém da experiência positiva com a parceria com a Qi Network, na qual a organização não apenas obteve uma solução para resolver seus principais problemas, como também aprender a desenvolver suas próprias aplicações no Google.

Depoimento de Eliel Genilhu, CIO da Labtest:

“O processo com a Qi Network foi como uma mentoria. Nos ensinaram, nesse universo enorme de ferramentas do Google, quais eram as mais adequadas para as nossas necessidades e também como desenvolvê-las. Eles desmistificaram a ideia de que é muito complexo e difícil o desenvolvimento de aplicações no Google”. 

Otimize a tomada de decisão baseada em dados com a Qi Network

Otimizar a tomada de decisão baseada em dados é fundamental para empresas que desejam se manter no mercado. Mas para adotar e desenvolver as soluções ideais para o seu negócio, procure especialistas no assunto.

A Qi Network é parceira Premier do Google no Brasil, especialista em Produtividade, Inteligência de Dados e Modernização da Infraestrutura. Podemos auxiliar sua empresa na migração para o Google Workspace, assim como na análise, desenho de projeto, implementação e suporte técnico às soluções de infraestrutura e de dados do Google Cloud.m como a Seculus da Amazônia, uma das maiores empresas do polo relojoeiro do país, automatizou seus dados através das soluções do Google em parceria com a Qi Network! Baixe o Case e confira!Baixar Case de Sucesso da Seculus!

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Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.