Google Workspace: como usá-lo offline?
O Google Workspace, anteriormente conhecido como G Suite, é uma suíte de produtividade baseada na nuvem fornecida pelo Google. Projetado para atender às necessidades de empresas, organizações e equipes de trabalho, o Google Workspace oferece uma variedade de aplicativos e ferramentas colaborativas que visam melhorar a eficiência, a comunicação e a colaboração entre os membros de uma equipe.
O formato online de atuação do Google Workspace permite que os usuários acessem e trabalhem em seus arquivos, projetos e tarefas de qualquer lugar, a qualquer momento, desde que tenham uma conexão com a internet, porém, atualmente, mesmo sem conexão, você pode ver, criar e editar arquivos nos seguintes apps:
- Documentos Google
- Planilhas Google
- Apresentações Google
Usar os arquivos do Documentos, Planilhas e Apresentações Google off-line
Você pode salvar os arquivos abertos recentemente no seu computador.
Antes de ativar o acesso off-line
- Você precisa de conexão com a Internet.
- Use o navegador Google Chrome ou o Microsoft Edge.
- Não use navegação privada.
- Instale e ative a extensão Documentos Google off-line no Chrome.
- Confira se você tem espaço disponível suficiente no seu dispositivo para salvar os arquivos.
Como ativar o acesso off-line
- Abra o Google Drive.
- À direita, na parte de cima, clique em Configurações > Configurações.
- Ative a configuração Off-line. Se estiver usando o Microsoft Edge, a Chrome Web Store vai ser aberta para você fazer o download da extensão Documentos Google off-line.
- Para trabalhar off-line, abra o Documentos, o Planilhas ou o Apresentações Google.
Dica:
- É possível ativar o acesso off-line nas configurações do Documentos, do Planilhas ou do Apresentações. Se você ativar o recurso no Documentos, no Planilhas, no Apresentações ou no Drive, ele também vai ser ativado nos outros serviços.
- Como alternativa, para ativar o acesso off-line, abra qualquer arquivo do Documentos, do Planilhas ou do Apresentações Google. Na parte de cima, ao lado do título do arquivo, clique em Ver status do documento > Ativar > Ativar.
- Se você quiser usar o acesso off-line em outra Conta do Google, confira se fez login no perfil correto do Chrome ou do Edge. Veja como alterar os perfis do Chrome.
Desativar o acesso off-line
- Abra a tela inicial do Documentos, do Planilhas ou do Apresentações Google.
- Clique em Menu > Configurações.
- À direita, desative a opção Off-line.
Dica: se você desativar o acesso off-line no Documentos, no Planilhas ou no Apresentações, o recurso também vai ser desativado nos outros serviços.
Disponibilizar arquivos específicos off-line
Se houver espaço no armazenamento, alguns dos seus arquivos mais novos serão salvos off-line automaticamente. Para selecionar arquivos manualmente para salvá-los off-line, siga as etapas:
- Siga as etapas acima para ativar o acesso off-line no Google Drive.
- Abra a tela inicial do Documentos, Planilhas ou Apresentações Google.
- No arquivo que você quer acessar off-line, clique em Mais.
- Clique em Disponível off-line. Uma marca de seleção no canto inferior esquerdo indicará que o arquivo está disponível off-line.
Dica: você também pode abrir um arquivo do Documentos, do Planilhas ou do Apresentações Google e clicar em Arquivo > Tornar disponível off-line.
Verificar se um arquivo está pronto para uso off-line
- No computador, abra um arquivo no Documentos, no Planilhas ou no Apresentações.
- Na parte de cima, ao lado do título do arquivo, clique em Ver status do documento.
Dica: se o arquivo não estiver pronto para edição off-line, uma explicação vai aparecer.
Corrigir problemas ao usar arquivos off-line
Se você estiver com problemas para usar o Documentos, Planilhas ou Apresentações Google off-line, siga estas etapas.
Verificar o navegador
- É possível usar os arquivos off-line nos navegadores Google Chrome ou Microsoft Edge.
- Não use a navegação privada ou anônima.
- Confira se você instalou e ativou a extensão Documentos Google off-line no Chrome.
- Confira se o navegador está atualizado.
Mensagem de erro: “Verificando o status da sincronização off-line. Aguarde.”
- Atualize a página e tente novamente.
- Limpe os dados do seu site: Acesse chrome://settings/cookies/detail?site=docs.google.com. Se estiver usando o Microsoft Edge, acesse edge://settings/cookies/detail?site=docs.google.com. Clique em Remover tudo.
Mensagem de erro: “A sincronização off-line foi desativada pelo administrador.”
Não é possível usar o acesso off-line com esta conta. Saiba como entrar em contato com o administrador.
Mensagem de erro: “Outro usuário já ativou o acesso off-line neste computador.”
Apenas uma conta em cada perfil do navegador pode ter o acesso off-line ativado. Se quiser ativar o recurso em várias contas, crie essas contas em perfis diferentes. Veja como adicionar um perfil e depois ative o modo off-line para uma conta em cada perfil.
O acesso off-line já está ativado
O acesso off-line será ativado automaticamente se você for um usuário do ChromeOS, optar por sincronizar os Documentos com o Drive ao criar um perfil do Chrome ou tiver o Drive para computador instalado no seu dispositivo.
Gostaria de mais dicas de uso sobre Google Cloud e Workspace? Fique atento(a) às nossas redes sociais!