Como proteger seus documentos confidenciais usando G Suite
Cada dia todos temos mais informações sobre nossas vidas online. Entre fotos, mensagens, arquivos de trabalho, estudo e mesmo anotações pessoais, os arquivos que usamos todos os dias contém dados sobre nossas preferências, hábitos e comportamentos. Sem contar aqueles com as planilhas, contratos e projetos cruciais às empresas!
É apenas natural, então, que tenhamos uma preocupação crescente com a segurança destas informações. Hoje, daremos algumas dicas valiosas que vão ajudar a manter a sua privacidade sempre à salvo. Acompanhe:
Não hospede arquivos confidenciais localmente
Evite sempre guardar dados sigilosos na memória local do seu computador, tablet ou smartphone. Além de estarem sujeitos à defeitos físicos, que podem danificá-los sem possibilidade de reparo, eles ficam também mais expostos à curiosos e xeretas. O uso de pendrives e cartões de memória então, que são frequentemente esquecidos e perdidos, é um grande risco e deve ser evitado a todo custo!
Uma pessoa mal intencionada pode ter acesso físico à sua máquina e acessar seus arquivos sem dificuldade. Ainda existe a chance de contaminação do computador por vírus e malwares que também podem entregar o acesso aos seus documentos à terceiros, sem que o usuário saiba de nada.
Assim, a melhor solução é trabalhar e transportar arquivos hospedados na nuvem, através do Google Drive. Veja algumas vantagens desta abordagem:
Proteção muito mais eficiente
Enquanto o seu computador pode até ter um antivirus instalado, a Google tem diversos times de engenharia dedicados à identificar, prever e resolver ameaças e acessos não autorizados. Sua tecnologia permite que, uma vez identificado um problema, a solução seja imediatamente propagada por toda a rede, protegendo todos os usuários. Não é necessário se preocupar com atualizações ou rotinas semelhantes.
Compartilhamento seletivo
Quando é necessário que um time trabalhe junto em uma planilha, por exemplo, o excesso de proteção pode ser um empecilho à produtividade. Assim, o Google Drive permite que apenas determinados usuários acessem ou façam modificações aos arquivos. É necessário estar logado na sua conta no Google, e a autorização pode ser revogada a qualquer momento pelo dono do documento. Assim, é possível trabalhar junto sem comprometer a segurança!
Versionamento fácil e eficiente
Como os documentos são salvos automaticamente, o trabalho não se perde mesmo em caso de falha na conexão ou falta de luz. Melhor ainda: as modificações de cada membro do time são listadas em um histórico. Assim, é possível reverter mudanças feitas por engano e fazer correções quando identificada qualquer falha.
Autenticação em dois fatores
A segurança dos seus dados só é tão forte quanto a sua senha de acesso, certo? Errado! Mesmo que a sua senha seja comprometida, com a autenticação em dois fatores só é possível fazer o login na sua conta com o seu aparelho de celular em mãos. Quando a Google identifica um novo acesso à sua conta, ele gera um código numérico que pode ser acessado por um aplicativo móvel ou SMS atrelados à sua conta. Sem ele em mãos, o acesso é negado!
Segurança não precisa ser uma grande dor de cabeça para você ou a sua empresa. Com alguns cuidados e o apoio de tecnologias como as da Google, é possível se manter seguro sem abrir mão das vantagens do trabalho conectado!