Você já conhece o Google Acadêmico?

Quando se fala sobre pesquisa na internet, um dos primeiros nomes que vem à cabeça é Wikipédia, não é mesmo? Sem sombra de dúvida, ela já salvou milhares de trabalhos ao redor do mundo. Mas quem precisa de uma pesquisa mais aprofundada e confiável não pode se restringir à apenas um portal, certo? Hoje são muitas as ferramentas que chegaram para ajudar nesse quesito. E a Google, que não se permite ficar para trás, trouxe o Google Scholar — ou Google Acadêmico, no bom e velho português. Você já ouviu falar desse recurso? Quer conhecer suas possibilidades? Então confira agora mesmo nosso artigo e entenda tudo sobre essa ferramenta e sua utilidade no âmbito das pesquisas!Afinal, o que é o Google Acadêmico?

Criado em 2004 e traduzido para o português em 2006, o Google Acadêmico é uma ferramenta de pesquisa criada exclusivamente para fins de estudo. A partir de uma busca bem parecida com a do Google que conhecemos, esse recurso indexa diversos artigos, livros e citações sobre a palavra-chave procurada, criando, assim, uma lista com todos os links relacionados à pesquisa e, se estiver disponível, libera o documento na íntegra para a devida visualização. Nesse caso, se a fonte for paga, ele já providencia o fornecimento do site de quem detém o direito sobre o documento.

Para quem possui uma conta no Google, ainda existem algumas funções específicas muito úteis para conseguir se organizar no uso da ferramenta. Recursos como “minha biblioteca” e “minhas atualizações”, por exemplo, permitem ao usuários salvar as melhores fontes encontradas e se manterem sempre atualizados sobre o tema pesquisado.

Qual a utilidade dessa ferramenta para minha pesquisa?

Uma pesquisa sólida demanda fontes confiáveis, certo? Pois é nesse quesito que entra o principal trunfo do Google Acadêmico, já que ele ajuda a encontrar diversos artigos que dificilmente seriam localizados em uma pesquisa por um buscador comum. Ou seja, ele economiza um tempo precioso que pode ser muito bem utilizado reforçando algum aspecto do trabalho.

Além disso, o algoritmo usado pelo Google reforça aqueles artigos que possuem mais relevância e que foram mais utilizados por outros usuários, normalmente acertando em cheio na indicação de excelentes fontes para as áreas requisitadas, que acabam ajudando muito no embasamento científico de qualquer pesquisa.

Vale lembrar que existe uma pesquisa avançada que permite que a busca seja ainda mais específica. Por meio dela, consegue-se encontrar autores, citações e títulos com as palavras-chave solicitadas, atingindo uma exatidão ainda maior sobre o que se pesquisa.

E sobre os impactos do Google Acadêmico nas escolas?

Se seu objetivo é escrever um trabalho bem fundamentado, nada como usar pesquisas acadêmicas como base, não é mesmo? Normalmente, os autores dedicam anos de suas vidas para se aprofundarem em um determinado assunto, tornando suas publicações fontes extremamente confiáveis. Além do mais, o pesquisador provavelmente já fez a mesma pesquisa que você faz agora, provavelmente tendo escolhido as melhores fontes. Logo, você tem, de certa forma, um resumo muito bem feito no artigo encontrado.

A consequência dessa riqueza nas fontes vê-se nos trabalhos cada vez mais coesos e interessantes. Partindo de outras pesquisas, seu texto ficará mais plural e sólido, além de demonstrar interesse sobre o tema abordado. Tudo isso valoriza ainda mais seu trabalho! E por que não garantir uma pontuação excelente?

É sempre válido usar a internet a seu favor, principalmente quando a ajuda é para os estudos. Mas é preciso ter bastante cuidado ao pesquisar, afinal, se a fonte não for confiável, pode acabar desvalorizando todo seu esforço. E é por isso que o Google Acadêmico funciona como uma excelente ferramenta! Viu como não é só de Wikipédia que vive o estudante hoje em dia?

Agora comente aqui e nos conte: você já passou aperto em alguma pesquisa? Compartilhe suas experiências conosco!

QI_CTA_GuiaIProfessores


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.