Como o investimento em transformação digital pode aumentar a rentabilidade da Sua Empresa

O impacto causado pelas novas tecnologias tem modificado o mercado de trabalho e o papel dos gerentes financeiros. Muito além de aprovar orçamentos e pensar em formas de cortar gastos, os CFOs atuam de maneira cada vez mais estratégica e analítica, buscando meios de inserir as organizações no contexto da transformação digital. Muitas das ferramentas e processos inovadores que têm se destacado em grandes organizações, de fato reduzem gastos, aumentam a produtividade e a segurança, além de gerar oportunidades de negócios.

Na pesquisa 2018 CFO Insights on New Technologies, realizada pela Grant Thornton junto com o instituto CFO Research, foram entrevistados 304 CFOs e líderes de gestão financeira de grandes empresas mundiais. O relatório apontou que 69% dos CFOs consultados planejam investir em transformação digital em 2018, sendo que 41% têm como objetivo superar as ações da concorrência e conquistar novos espaços para os negócios.

Tecnologias que aumentam a produtividade e geram melhores resultados financeiros

Entre as várias tendências tecnológicas, apresentamos abaixo inovações que já têm aperfeiçoado as atividades das empresas, aumentando produtividade, faturamento e a segurança dos empreendimentos:

– Sistemas em Nuvem: a digitalização de arquivo, junto ao armazenamento de dados e documentos em uma plataforma online em nuvem, são bases para a transformação digital. Por meio de um sistema como o do G Suite, por exemplo, as equipes desenvolvem uma cultura digital mais colaborativa e os funcionários ganham agilidade para executar suas atividades, aumentando a produtividade e o rendimento dos negócios.

Com  a Computação em Nuvem, cloud computing, as instituições ampliam a proteção contra ataques cibernéticos, que por ano têm aumentado significativamente em todo o mundo e gerado prejuízos financeiros. De acordo com a pesquisa da Grant Thornton, a proteção de dados é a principal prioridade de investimentos para os CFOs – 71% dos líderes financeiros pretendem aplicar recursos em tecnologias de segurança como os sistemas de nuvem.

Em outra pesquisa internacional realizada com mais de 100 CFOs pela BDO sobre o orçamento de TI para 2018, 70% dos entrevistados indicaram que devem investir em computação em nuvem neste ano.

– Treinamentos, cursos e reuniões online: com o aprimoramento de serviços de conversação remota e chamadas de vídeo, como o do Hangouts, as organizações têm reduzido os gastos com treinamentos e cursos presenciais. De acordo com a 12º Edição do Panorama do Treinamento no Brasil (2017-2018), 77% das empresas utilizam plataformas de EAD ou e-learning para capacitação dos funcionários. Sendo que 21% das capacitações são realizadas em plataformas ao vivo para em webinars, web conferências e treinamentos à distância.


Tais cursos e reuniões possibilitam a redução de gastos com deslocamentos e viagens, uma vez que é possível organizar encontros online – atendendo uma das tendências da geração millennial que busca cada vez mais flexibilidade e possibilidades de mobilidade para a execução dos seus serviços.

– Big Data Analytics: os empreendimentos que têm uma cultura digital estabelecida vêm investindo em ferramentas e softwares de análises de dados para obter informações inteligentes sobre tendências e comportamentos dos consumidores e do segmento de atuação. Esses dados são usados para elaborar estratégias de vendas mais precisas e aumentar a concorrência.

Esses são apenas alguns exemplos de como a transformação digital tem aumentado o rendimento das instituições. Outras tecnologias exponenciais de machine learning, robótica, automação e blockchain tendem a ganhar destaque, conforme o mercado alcance novos níveis de maturidade digital. Aqueles que forem pioneiros, irão se diferenciar dentro dos seus ecossistemas.

Com a QI Network, as empresas podem iniciar a transformação digital de forma segura e facilitada, projetando soluções que aumentam a produtividade dos funcionários e o rendimento financeiro. Além de trabalhar com soluções em nuvem, oferecemos consultorias de negócios e preparamos as organizações para sobreviverem em um cenário cada vez mais digital. Entre em contato agora mesmo e solicite uma apresentação dos nossos serviços.



Celso Caparica

Celso Caparica

Celso é CEO e cofundador da Qi Network. Graduado em Ciências Contábeis pela UFSC e especialista em Finanças & Gestão de Custos e Gestão Estratégica Corporativa.