Como as soluções do G Suite Enterprise podem proteger ainda mais a sua organização

Uma das maiores preocupações dos CIOs e profissionais de TI relacionadas à utilização dos serviços em nuvem é a proteção dos dados e informações internas, tanto no momento da migração quanto na execução das atividades nas plataformas online.

Existem diferentes modelos de cloud computing que atendem objetivos específicos dos empreendimentos, exigindo cuidados e atenção dos profissionais de TI. Sabemos que a nuvem elimina vários processos e riscos do uso de servidores físicos, como a perda de documentos armazenados em máquinas. Porém, algumas situações devem ser observadas para garantir a eficiência e proteção das organizações.

O primeiro passo é buscar parceiros especialistas em nuvem, como a Qi Network, que possam auxiliar os profissionais de TI na migração para os sistemas online. Ao definir o melhor servidor, garante-se a proteção dos dados e o treinamento das equipes para o uso adequado das ferramentas.

Atualmente, o Google oferece três tipos de licença para os serviços na nuvem que aumentam a produtividade: G Suite Basic, G Suite Premium e G Suite Enterprise. Em todas as plataformas, ferramentas e extensões do Google, existem sistemas de proteção avançados, com criptografia de dados e uma estrutura online de segurança e suporte 24h. Os formatos e configurações variam conforme as necessidades dos negócios: no Enterprise, as organizações de grande porte têm acesso ao pacote completo do G Suite com opções refinadas de controle e segurança.

Algumas questões comuns que envolvem o uso da nuvem são: 

– sigilo das informações; 

– privacidade; 

– compartilhamento de documentos;

– ataques externos. 

Esses tópicos também são registrados nas organizações que utilizam servidores físicos, principalmente com o crescimento de ataques virtuais, como o famoso episódio do WannaCry. Por isso, é crucial que as empresas invistam em sistemas seguros de armazenamento e compartilhamento de dados em rede — ainda mais nos grandes empreendimentos.

 

Como o G Suite Enterprise amplia a segurança de dados

No G Suite Enterprise existem controles e proteções adicionais às contas dos usuários e ferramentas da plataforma. Um exemplo é a opção de bloquear o compartilhamento de arquivos confidenciais, impedindo que colaboradores da empresa enviem os documentos para contatos externos no Google Drive. Esse processo envolve regras avançadas de Prevenção Contra Perda de Dados (no original Data Loss Prevention – DLP), que podem ser aplicadas em todos ou projetos da equipe ou em documentos específicos.

Com o DLP é possível aplicar mecanismos de cibersegurança contra perda de dados em mensagens de e-mail, criando filtros para verificação de informações, dados pessoais e números de cartões. O mesmo sistema permite aplicar regras específicas de compliance de conteúdo, bloqueando e-mails com palavras e termos pré-definidos.

Outra funcionalidade do Enterprise é o reconhecimento óptico de caracteres para leitura de imagens. Na prática, o OCR (sigla em inglês) identifica informações de acordo com regras de compliance de conteúdo ou conteúdo censurável, podendo fazer a leitura de dados em imagens com diferentes formatos, como GIF, JPG, PNG e TiFF.  Assim, é possível otimizar o tempo e proteger dados como números de cartão de crédito.

Ainda no Enterprise, as contas de e-mail oferecem um serviço de criptografia adicional, o S/MIME e serviços de autenticação em duas etapas. Assim como no G Suite Business, nesse formato, os administradores das organizações têm:


– chaves de segurança para todo o domínio;  

– auditoria e gerenciamento avançado de dispositivos móveis;

– acesso a ferramenta e-Discovery, que permite localizar informações, dados e mensagens armazenadas no Google Vault;

– uso do Google Whitelist, que configura os domínios confiáveis para interação com a equipe; 

– controle de unidades organizacionais, com sincronização, compartilhamento e offline.

Para ampliar a segurança da sua empresa e adotar com eficiência todos os recursos do G Suite Enterprise, entre em contato com nossos especialistas. Além de organizar todo o processo de migração para a nuvem com segurança, trabalhamos o desenvolvimento de soluções avançadas e suporte necessário para proteger os dados e informações do seu negócio.

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Fábio Ribeiro

Fábio Ribeiro

Fábio Ribeiro é diretor da área de Operações da Qi Network e especialista em governança de tecnologia da informação.