Software na nuvem: quais as vantagens para as equipes de TI

Garantir a estabilidade da infraestrutura da sua empresa, implantar soluções avançadas de segurança e lidar com as frequentes mudanças e novos projetos são tarefas que exigem muita resiliência, organização e flexibilidade, não é mesmo? Mas, você sabia que armazenar seu software na nuvem pode ajudá-lo nisso?

A cloud computing ajuda a otimizar o seu trabalho a ponto dos problemas de instabilidade e sustentação de infraestrutura deixarem de ser uma preocupação. Assim, você pode focar na ampliação da segurança e nos projetos estratégicos da sua organização. 

Continue acompanhando o texto e conheça os serviços oferecidos pela nuvem, suas vantagens e as melhores soluções para criação e gerenciamento de aplicativos na cloud.

Serviços de Cloud Computing e suas vantagens para equipes de TI

A Cloud Computing oferece três modalidades principais de serviço: SaaS, PaaS e IaaS. A primeira oferece ferramentas básicas de colaboração em nuvem, enquanto a última representa a migração parcial ou completa da infraestrutura de TI para a nuvem (IaaS). Em PaaS, softwares em cloud passam a ser utilizados. 

SaaS: Software as a service

Neste modelo, o provedor fornece o código do aplicativo e o cliente tem acesso limitado para modificar o software em uso. O gerenciamento é centralizado, mas não é uma solução para implantar apps personalizados. Softwares de automação de vendas (CRM) e ferramentas de armazenamento, criação e compartilhamento de arquivos na nuvem, são exemplos de uso. 

Principal vantagem: todas as ferramentas são fornecidas pelo provedor, com exceção dos usuários e dos dados associados.

PaaS: Platform as a service

Em PaaS você tem acesso a tudo, exceto ao código do aplicativo, usuários e dados. É uma modalidade criada para o desenvolvedor, por isso o provedor mantém o servidor de aplicativos, bancos de dados e os componentes dos sistemas operacionais para você ter mais tempo para trabalhar no código do app. Há recursos para escalar a camada do aplicativo com base na demanda.

Principal vantagem: permite a concentração no código do aplicativo.

IaaS: Infrastructure as a service

Em IaaS você tem acesso a uma infraestrutura em nuvem e o provedor é responsável pela conectividade e provisionamento inicial do sistema. Os softwares, tempos de execução, servidores de aplicativos e bancos de dados necessários para seu aplicativo devem ser instalados por você. É um modelo indicado para empresas com uma equipe de TI para gerenciar o sistema e aplicar soluções de segurança.

Principal vantagem: controle total sobre todos os aspectos do sistema.

Leia também: SaaS, PaaS e IaaS – Os serviços de Computação em Nuvem

O modelo a ser adotado depende dos objetivos e da maturidade digital da sua organização. Se você deseja desenvolver aplicativos, recomenda-se o PaaS, pois a infraestrutura é gerenciada por você, o que permite o foco no desenvolvimento do código do app.

Software na nuvem: soluções para gerenciamento e criação de aplicativos

Independente do modelo de serviço em nuvem adotado, você e sua equipe de TI vão conseguir ser mais eficientes e ter mais tempo para as atividades estratégicas. Mas para isso, é preciso contar com as soluções certas.

Conheça dois produtos do Google Cloud Platform para o desenvolvimento de aplicativos na nuvem.

App Engine

O App Engine é uma plataforma de aplicativo serverless totalmente gerenciada, ideal para os desenvolvedores se concentrarem na escrita dos códigos em qualquer uma das linguagens suportadas — Node.js, Java, Ruby, C#, Go, Python ou PHP . Outra opção é executar contêineres personalizados com a linguagem e a estrutura desejados.

Confira alguns recursos do produto:

  • Escalonamento de zero a milhões de solicitações na medida em que seu app se torna popular;
  • Hospedagem de diferentes versões do aplicativo e divisão do tráfego entre elas para teste A/B e lançamentos de recursos incrementais;
  • Depuração e monitoramento do aplicativo, mesmo durante a produção;
  • Certificados SSL gerenciados gratuitamente no domínio do usuário;
  • Variedade de configurações de CPU e memória para você usufruir do desempenho desejado.

Vantagens

Linguagens abertas e populares

Use linguagens conhecidas para criar e implantar seus apps ou leve seus próprios ambientes de execução e frameworks para a solução. Você também pode gerenciar recursos com a linha de comando, depurar código-fonte e executar back-ends de API.

Concentração no código

Não é preciso gerenciar a infraestrutura, assim é possível se concentrar na escrita do código. Aproveite os recursos de firewall, regras do IAM e certificados gerenciados SSL/TLS para proteger seus aplicativos de ameaças. 

Pague pelo que utilizar

No ambiente serverless não há preocupação com o excesso ou falta de provisionamento. Isso é feito de modo automático de acordo com o seu consumo de recursos quando o código estiver em execução. 

Google Kubernetes Engine

O Google Kubernetes Engine (GKE) é uma plataforma de nível empresarial para aplicativos em contêineres com e sem estado. O produto oferece Kubernetes gerenciados e possui um plano de controle de alta disponibilidade gerenciado e operado pelo Google, que mantêm os pods e seus serviços Google Cloud conectados.

Confira alguns recursos do GKE:

  • Modelos de implantação pré-construídos com portabilidade para aumentar a produtividade do desenvolvedor e ferramentas integradas que aceleram o desenvolvimento de apps e os ciclos de implantação;
  • Recursos de escalonamento, atualização e reparos automáticos para simplificar operações da plataforma;
  • Criptografia de dados e varredura de vulnerabilidade de imagens de container;
  • Suporte para monitoramento de nuvem integrado com infraestrutura, aplicativo e visualizações específicas do Kubernetes;
  • Funções para modernizar aplicativos, criar uma pipeline de entrega contínua ou migrar seu aplicativo de tutor existente.

Vantagens

Desenvolvimento acelerado e seguro de aplicativos

Com uso de suportes para aceleradores de aplicativos você pode desenvolver diversos apps, com estado e sem servidor. Cada estágio do ciclo de vida do desenvolvimento e implantação dos apps pode ser protegido com as ferramentas de CI/CD nativas do Kubernetes.

Simplificação de operações com os canais de lançamento

Cada canal de lançamento rápido, regular e estável tem cadências diferentes de upgrades de nós e oferece diferentes níveis de suporte. Você deve escolher o canal mais adequado às necessidades da sua organização. 

Mais tempo para os aplicativos

Dedique mais tempo aos seus aplicativos ao deixar os engenheiros de confiabilidade do site (SREs) gerenciarem a infraestrutura, monitorando seu cluster e os seus recursos de computação, rede e armazenamento.

Exemplo de uso: a franquia que otimizou o atendimento digital ao cliente

Para acelerar a entrega de pizzas, a Pizza Hut migrou seus serviços de back-end para um ambiente orientado a microsserviços do GKE, onde desenvolveu um serviço de localização aproveitando a capacidade de escalonamento e resposta rápida a picos de tráfego do produto. Com isso, a franquia passou a monitorar o tráfego e projetar a infraestrutura necessária para atender os pedidos, aumentando ou reduzindo conforme a necessidade.

A Pizza Hut criou ainda um aplicativo para os clientes verificarem o tempo de entrega de cada restaurante e uma outra ferramenta para identificar os pontos com maior tempo de processamento e diagnosticar o problema.

Confira o caso completo aqui.

Leia também: Infraestrutura flexível e escalável impulsiona a inovação nos modelos de negócios

Migração de softwares e aplicativos para a nuvem: acelere o desempenho e a inovação do seu time

A migração para a nuvem é uma tendência para todas as empresas que almejam se manter no mercado. Organizações que investem nisso encontram recursos e ferramentas para desenvolver seus serviços, aumentar a produtividade, promover a colaboração, garantir a segurança dos dados e expandir seus negócios.

Mas para migrar para a cloud é importante ter o apoio de especialistas, pois a escolha dos documentos, aplicativos e softwares que devem ir para a nuvem precisa ser feita com muita atenção. 

A Qi Network, Google Cloud Partner, é especialista na inovação com soluções em nuvem: produtividade, inteligência de dados e modernização da infraestrutura. 

Temos um Programa de Inovação em Nuvem, cujo objetivo é auxiliar as empresas em sua Jornada de Inovação. Ao lado de nossos clientes elaboramos um programa personalizado, de acordo com as necessidades, objetivos e reais possibilidades da organização. 

Entre em contato conosco agora mesmo e comece a aproveitar as vantagens da nuvem!

Quero falar com a Qi Network

Dúvidas? Deixe seu comentário! E para acessar mais conteúdos sobre cloud computing e inovação, acompanhe o blog da Qi Network!


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.