Migração com segurança e agilidade para o GCP: case Tikal Tech

Em time que está ganhando não se mexe? Ou melhor, quando tomar a iniciativa para sair do convencional e apostar em uma inovação realmente promissora? A decisão de trocar os recursos que envolvem todo o processamento de dados de uma empresa nem sempre é tarefa fácil e vai muito além de uma análise puramente financeira. Afinal, a produtividade da equipe e a realização da migração com segurança são ativos fundamentais quando o assunto é computação em nuvem e a decisão de mudar pode ser muito mais promissora do que permanecer no mesmo lugar.

Foi o que aconteceu com a Tikal Tech, empresa de tecnologia de Inteligência Artificial aplicada à inovação no segmento jurídico, que utilizava outra famosa plataforma de computação em nuvem desde a fundação da empresa e sentiu necessidade de trazer mais facilidade para a aplicação, maior flexibilidade nas decisões e também conseguir mais proximidade no atendimento para dar novos passos para o crescimento da empresa. Nesse case você vai descobrir como a migração para o Google Cloud Platform, facilitada pela Qi Network, levou resultados práticos, sólidos e reais para a Tikal, auxiliando no crescimento escalável da empresa com segurança e transparência. Confira!

Situação da Tikal Tech antes da migração para o Google Cloud Platform

O processamento e armazenamento de dados sempre foi motivo de cuidado e atenção na nativa digital, Tikal Tech. Afinal, uma empresa que lida com inteligência artificial e dados sensíveis precisa garantir que cada informação seja trabalhada com segurança, praticidade e flexibilidade em todas as etapas do processo para que o serviço seja efetuado com sucesso de ponta a ponta. Infelizmente, esse não era o cenário que a equipe da Tikal Tech enfrentava. Mesmo utilizando uma famosa plataforma de computação em nuvem, a dificuldade em usar recursos de machine learning por lá era cada vez mais latente e as possibilidades de utilização dos dados gerados ainda eram restritas para acompanhar os objetivos da empresa.

Por lidarem com processamento de texto com inteligência artificial, realizarem indexações diárias de arquivos gerando uma grande quantidade de dados, a necessidade de ter uma plataforma que disponibilizasse outras APIs de texto em sinergia com as soluções de machine learning, como o Google Cloud Platform, surgiu com grande prioridade dentro da Tikal. Foi nesse momento que o CIO da empresa resolveu migrar para as soluções em nuvem do Google.

Primeiros passos

Desde o surgimento da empresa em 2015 ainda não havia sido feita uma grande migração, por isso, antes de concretizar a mudança, foram levantadas as exatas necessidades da Tikal e quais eram os resultados esperados dessa migração. Não era novidade que o GCP oferecia mais sinergia entre seus produtos e os serviços da Tikal, além da possibilidade de explorar novos recursos que a plataforma oferece.

Após entrar em contato diretamente com o Google dos EUA para captar todas as informações necessárias para iniciar a migração, a empresa norte americana indicou uma consultoria brasileira parceira para intermediar a negociação e assumir a migração para a Google Cloud Platform. Porém, esta consultoria indicada não conseguiu mapear e mensurar os desafios e o impacto do projeto para a Tikal.

Contudo, continuar na plataforma anterior não era mais uma opção e, mais uma vez, a Tikal entrou em contato com o Google para encontrar uma nova consultoria que pudesse auxiliá-los em uma migração com segurança para o Google Cloud Platform. Dessa vez, a indicação foi a Qi Network, que foi a responsável para que a migração definitivamente se tornasse uma realidade para a empresa.

Como foi a migração com segurança para o Google Cloud Platform com o apoio da Qi Network

Assim como na primeira tentativa, todos os objetivos, dificuldades e dúvidas foram apresentadas pela Tikal Tech para que a Qi Network compreendesse cada necessidade e pudesse avaliar a possibilidade da migração com segurança, transparência e profissionalismo, auxiliando a empresa a alcançar os objetivos estipulados. 

Diante da situação relatada pela equipe da Tikal, a Qi Network propôs fornecer suporte e orientação para uma migração tranquila para o GCP. 

Ao contrário da experiência anterior, após compreender todas as necessidades e ter clareza sobre o cenário em que a Tikal estava, a equipe especializada da Qi Network traçou um plano estratégico, apontando com precisão quais seriam as estimativas de custo com a migração e as perspectivas de ganhos, chegando ao diagnóstico de que a mudança para o Google Cloud Platform era de fato vantajosa, tanto financeiramente quanto operacionalmente.

Com a consultoria e orientação fornecida pela Qi Network, foram definidos os fundamentos da Infraestrutura no GCP e suporte à migração de 7 bancos de dados PostgreSQL que estavam hospedados em outra plataforma. No total, foram migrados cerca de 2TB. A transferência foi implementada utilizando uma VM intermediária no ambiente do GCP, os dados foram “puxados” da antiga plataforma e importados para o CloudSQL no GCP. 

Dessa forma, as equipes da Tikal Tech e Qi Network puderam desenhar em conjunto todos os processos da implementação, optando por executar toda a estratégia em etapas. Inicialmente promoveram um ambiente de testes para ajustes e homologação e, finalmente, a transferência final para o ambiente de produção e virada de chave, garantindo que tudo se mantivesse no ar sem interrupções no serviço. Com o desenho de uma boa estratégia e a realização de testes precisos, o caminho adotado foi capaz de mitigar todos os riscos.

O time da Qi Network trabalhou de acordo com o ritmo da Tikal, promovendo um ambiente confortável desde o início até o GoLive. 

Outro grande fator que impulsionou a mudança de plataforma para o Google Cloud Platform com a Qi Network foi a proximidade no relacionamento. Ter um ponto de contato central para resolver qualquer assunto relacionado a plataforma foi fundamental para conquistar a confiança dos responsáveis de tecnologia da Tikal. A transparência e engajamento foram essenciais para construir um bom relacionamento e para que a implementação fosse bem sucedida.

Serviços contratados pela Tikal no GCP:

• Kubernetes Engine 

• Cloud Storage

• Cloud SQL 

• Cloud BigQuery

• DataStudio 

• Cloud DNS 

• Cloud ML

Resultados da migração com segurança para o Google Cloud Platform

Migrar para o GCP trouxe inúmeros benefícios para a Tikal Tech não somente em questões financeiras, como também de produtividade e inovação. Com os recursos da plataforma e todo suporte da Qi Network, o processo de inovação dos serviços foi estimulado e facilitado, com o desenvolvimento de um novo serviço de atendimento aos clientes com um chatbot, por exemplo. 

Outro ganho que a Tikal obteve com migração foi a possibilidade de analisar a base de 500 milhões de recortes de processos com custo acessível e ter um big data que funciona com uma grande quantidade de dados.

Diferente de outras opções do mercado, a Tikal se viu diante de possibilidades que antes não faziam parte do seu leque de tecnologia, podendo escalar com equilíbrio, fazendo testes menores e analisando resultados em menor escala — o que em outras plataformas apresentaria um alto custo. 

Além de todos esses benefícios, outro ponto de destaque no projeto foi a produtividade que o GCP gerou para a equipe. O time notou que com o GCP tudo é muito simples, sendo possível conectar qualquer área com facilidade, desenvolver as ferramentas e novas integrações de modo rápido e eficiente. 

Para a equipe Tikal, o Google Cloud Platform é como um grande jogo de peças que pode ser montado de forma rápida, com comandos simples e descomplicados, aumentando a agilidade e produtividade da equipe como um todo.

Principais resultados

• Maior poder computacional 

• Simplicidade na gestão dos recursos 

• Parceria com a Qi Network 

• Aumento na proatividade 

• Redução de custos em 30%* 

• Otimização dos recursos 

• Redução no número de máquinas 

* A redução de custos foi ainda maior durante o período de 2020, em função do congelamento da cotação do dólar com o valor de Abril até 31/12/2020.

Próximos passos da Tikal Tech com o Google e Qi Network

A parceria está apenas começando. Com tantos pontos positivos e favoráveis para o crescimento da empresa, a Tikal Tech prevê uma contínua jornada de inovação em parceria com o Google e Qi Network para continuar em expansão. 

Com a expectativa de dobrar a presença no mercado em relação a 2019 e crescer até 10 vezes em 2021, a Tikal Tech se manterá em busca de ferramentas confiáveis dentro do GCP, apostando no custo vantajoso que tem conquistado desde o início da migração.

Conclusão

A Tikal Tech busca sempre inovar e aprimorar seus produtos e serviços e percebeu que com o Google Cloud Platform poderia utilizar um leque de tecnologias de ponta para inteligência artificial e machine learning em um ambiente unificado e de alta performance, sendo possível desenvolver e operar suas tecnologias por um custo benefício mais viável para o negócio. 

Foi assim que a Tikal Tech levantou a necessidade pela contratação de um suporte especializado com a Qi Network para as iniciativas de migração com segurança do ambiente hospedado em outra plataforma para o GCP.

Com um atendimento próximo, transparente e altamente profissional, os resultados não poderiam ser diferentes: redução de custos, aumento de produtividade, ganho no poder computacional e maior potencial para inovação em diferentes áreas. 

Quer saber mais sobre outras soluções como estas que foram desenvolvidas para a Tikal Tech? Basta entrar em contato com a equipe Qi Network! Somos especialistas em Transformação do Trabalho apoiando mais de 1.000 organizações na migração com segurança para a nuvem e impulsionando a transformação digital nestas empresas.


Victor Sebastian

Victor Sebastian

Victor é gerente de marketing da Qi Network, Premier Partner do Google no Brasil. Com ampla experiência em produtos e soluções Cloud, já atuou em diversas empresas na criação e gestão de serviços IaaS, PaaS e SaaS.