Fidelizar clientes: que ferramentas podem auxiliar nisso?
Como fidelizar clientes?
Para fidelizar clientes, é preciso colocá-lo no centro da estratégia da empresa e envolver todos os funcionários na missão de proporcionar a melhor experiência para cada um deles. Isso significa estar atento ao que o cliente precisa e buscar solucionar seus problemas. É preciso fazer com que os clientes se sintam próximos da empresa e que encontrem ali o que precisam. A melhor forma de alcançar essa meta, é através do uso de tecnologia. Confira ferramentas que podem ajudar:
1. Atendimento personalizado
O atendimento personalizado é uma das melhores maneiras de fidelizar clientes, pois, através dele, é possível oferecer o que cada cliente precisa, solucionando seus problemas e deixando-os satisfeitos. Para isso, é preciso conhecer as necessidades de cada cliente, além de manter contato mesmo após a compra ter sido efetuada. É fundamental envolver todos os funcionários nessa etapa.
2. Coleta de dados dos clientes
Através da centralização de dados dos clientes, é possível conhecer cada um deles com informações como produtos que geralmente compram, quando e quantas vendas já foram realizadas para aquele cliente, entre outras. Com o histórico de compras e outros dados dos clientes agrupados, em uma planilhas por exemplo, é possível adotar medidas como as de atendimento personalizado.
3. Pesquisa de satisfação de clientes
A pesquisa de satisfação é uma forma de atuar em duas frentes: manter diálogo com os clientes, fazendo-os se sentir mais próximos da empresa e que sua opinião importa; e conhecer as demandas dos clientes para poder oferecer serviços e produtos que possam, de fato, atender suas necessidades.
4. SMS profissional
Um sistema de envio de SMS, se usado de maneira correta, é uma excelente forma de se aproximar dos clientes. As mensagens permitem uma comunicação rápida, com grande possibilidade de leitura. Mas atenção: é imprescindível ter autorização do cliente para enviar as mensagens e sempre oferecer a possibilidade de cancelamento do envio.
5. Newsletter
Assim como o SMS, o envio de emails é outra maneira de criar um canal de comunicação personalizado e próximo do cliente. Aqui vale o mesmo cuidado de pedir autorização para o envio de mensagens e de oferecer a possibilidade de cancelar o recebimento dos emails.
Neste post, você aprendeu a importância que o cliente tem para a sua empresa. Clientes satisfeitos podem propagar sua marca por onde passam, agregando mais valor à ela e tornando possível o surgimento de novos clientes. Para te auxiliar nessa missão, listamos 5 ferramentas que ajudam a fidelizar clientes.
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